segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CURIOSIDADES SOBRE INVERTEBRADOS


EQUINODERMOS 
E SUAS 
CURIOSIDADES

Echinodermata é o maior filo animal que não possui nenhuma representação em água doce e nem em vida terrestre.
Este filo surgiu no período Cambriano recente e possui cerca de 7.000 espécies viventes e 13.000 extintas. 
Contando com as Concentricycloideas, as espécies atualmente vivas deste filo se encontram dentro da seguinte classificação:

- Echinoidea (ouriço-do-mar e bolachas-da-praia)
- Asteroidea ou asteróides (estrelas-do-mar)
- Concentricycloidea, notáveis pelo seu único sistema vascular; duas espécies; recentemente separadas dos Asteróides.
- Ophiuroidea (ofiúro)
- Holothurioidea (holotúria ou pepino-do-mar)
- Crinoidea (lírio-do-mar) 



MOLUSCOS  
E SUAS 
CURIOSIDADES

 ESCARGOT


  Medicina: Desde a antigüidade o Escargot vem sendo recomendado como remédio para vários tipos de males. Crendices ou não, é certo que os aminoácidos contidos nas proteínas das carnes do Escargot, contribuem para a reconstituição da integridade dos tecidos gástricos e, portanto, para a cura da úlcera. Por ser um alimento rico em cálcio e ácidos graxos, polissaturados, a alimentação com Escargot é recomendada nos casos de raquitismo e no combate ao colesterol. Em razão ao alto teor de sais minerais e ferro, são úteis durante a gravidez e amamentação. Pobre em lipídios, podem ser consumidos por aqueles que sofrem do fígado, arterioscrerose e obesidade. Na França e Alemanha são base de preparação de cosméticos e também são usados como artesanato em arranjos com conchas.

Carne: A carne do caracol tem alto teor proteico, baixo nível de colesterol, é rico em vitaminas e sais minerais.
 








Valor Nutricional




Calorias..........76%




 Água...............82%




Glicídeos........02%  




 Lipídios..........0,8%




Proteínas.......15%  




 Cálcio..........170mg




Vitamina C...15mg




  Ferro...........3,5mg




Enxofre.....140mg




  Magnésio....250mg




Iodo.......0,006mg 




Zinco.........2,2mg


                   http://www.youtube.com/watch?v=3XPep9YVMEw

ARTROPODES 
E SUAS 
CURIOSIDADES


  Os artrópodes foram o primeiro grupo de invertebrados que puderam viver completamente independetes da água. Um dos pricipais motivos foi o surgimento de um exoesqueleto que impede a perda de água exessiva pelo corpo.

    Outra curiosidade muito interessante, é que o grupo dos  artrópodes contém a maioria dos animais conhecidos, aproximadamente 1.000.000 de espécies, sendo muitas delas extremamente abundantes em número de indivíduos.

BORBOLETAS

Como as Borboletas se comunicam?

As Borboletas se comunicam principalmente por meio de sinais químicos. Algumas espécies se comunicam através do uso do som.

Quanto tempo vivem as Borboletas?


Depende da espécie, muitas Borboletas vivem apenas algumas semanas, mas algumas Borboletas migratórias podem viver muitos meses. As Borboletas Monarcas podem viver cerca de 10 meses.


Se quiser saber mais sobre borboletas acesse: http://borboletaorg.blogspot.com/2010/06/tudo-sobre-borboletas.html





terça-feira, 11 de outubro de 2011

FILO ANELÍDEO


Curiosidades:


MINHOCULTURA


     A criação de minhocas (minhocultura) é, entre nós, uma atividade recente e desconhecida do grande público. A exemplo dos demais países da América do Sul, ela teve início no final de 1983, com matrizes trazidas da Itália.
     O comércio de minhocas vivas, como isca para a pesca esportiva, tem sido o grande responsável pelo desenvolvimento da minhocultura em muitos países.
      No Brasil, os baixos investimentos exigidos na sua criação têm levado muitas pessoas a se interessarem em explorar a minhocultura como uma fonte de carne barata, para a alimentação de pequenos animais, como rãs, peixes, aves, camarão-de-água-doce, e, principalmente, na produção de húmus, esterco de minhoca ou vermicomposto, para fins de jardinagem, florístico, de paisagismo e da agricultura em geral.
De acordo com o número e o tamanho desses anéis, são encontrados indivíduos desde cinco milímetros de comprimento até 3,30 metros, como a Megascolides australis, a gigante das minhocas.
       Em todo o mundo, estima-se que existam cerca de 1.800 espécies de minhocas, ou mais de 3.000, incluindo-se as desconhecidas.





http://www.youtube.com/watch?v=EYGLYnYz3V0














domingo, 9 de outubro de 2011

VERMES PARASITAS
E SUAS CURIOSIDADES

Os Mermitídios infectam principalmente aranhas,  o verme libera proteínas que imitam as proteínas produzidas pela aranha e controla o seu sistema nervoso central.
Por fim, em uma cena que lembra do filme “Alien”, o verme explode para fora do corpo da aranha que finalmente morre.
Porém, antes de morrer, a aranha tem muitas vezes que desempenhar uma tarefa “ordenada” pelo seu parasita.
Em alguns mermitidios, a fase final de vida livre é aquática de modo que torna-se vantajoso ela estar próxima ou dentro d’agua.
O verme parece provocar uma sede incontrolável, uma vez que se alimenta de todos os fluídos da aranha.
Esse controle das atitudes da aranha parece ser tão poderoso que muitas vezes enlouquecida, ela salta para dentro d’agua, num ato totalmente suicida.


sábado, 8 de outubro de 2011

CNIDÁRIOS
E SUAS 
CURIOSIDADES

*Vivem em águas claras, quentes e não muito profundas. No Brasil são encontradas do Maranhão até Alagoas e do sul da Bahia até Santa Catarina.
*A presença de cnidócitos garante a defesa do animal, que tem poucos predadores. Mas a tartaruga, seu principal predador, possui na boca e no esôfago um revestimento protéico de queratina, que a protege contra o líquido urticante.



PORÍFEROS 
E SUAS 
CURIOSIDADES

* Os poríferos são encontrados desde a linha do mar até seis mil metros de profundidade.
* O esqueleto das esponjas são usados como buchas nos banhos.As esponjas demoram muito para crescer, por isso, algumas destas esponjas de banho podem ter 50 anos.
* Antes da invenção de esponjas sintéticas, as esponjas naturais eram muito usadas pelas pessoas para tomar banho e na limpeza domestica, para esfregar panelas e copos.

Bob Esponja

terça-feira, 6 de setembro de 2011

TIPOS DE FUNGOS

Champignon de Paris
Nome científico: Agaricus bisporus

(serve de alimento)

 Nome Cientifico:  Penicillium chrysogenum

(fabricação de remédios)

Nome Cientifico: Saccharomyces

(faricação de bebidas)

Nome Cientifico: Saccharomyces cerevisiae

(fabricação de alimentos)

cogumelos psicodélicos

Nome Cientifico: Psilocybe cubensis

(Alucinóginos)

mata-moscas
Nome Cientifico: Amanita muscaria.


(venenoso)


Fungos saprófitos


(decompositores)


Fungo causador de micóses
Nome Científico:ptiríase


(doenças)




terça-feira, 30 de agosto de 2011

FUNGOS

Características Gerais


Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte.
            Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sua parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva.
            A presença de substâncias quitinosas na parede da maior parte das espécies fúngicas e a sua capacidade de depositar glicogênio os assemelham às células animais.
            Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.
Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso.
            São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta 
- fungos saprofíticos, ou viva—fungos parasitários.
            Suas células possuem vida independente e não se reúnem para formar tecidos verdadeiros.
            Os componentes principais da parede celular são hexoses e hexoaminas, que formam mananas, ducanas e galactanas. Alguns fungos têm parede rica em quitina (N-acetil glicosamina), outros possuem complexos polissacarídios e proteínas, com predominância de cisteína.
            Fungos do gênero Cryptococcus, como o Cryptococcus neoformans apresentam cápsula de natureza polissacarídica, que envolve a parede celular.
            Protoplastos de fungos podem ser obtidos peloo tratamento de seus cultivos, em condições hipertônicas, com enzimas de origem bacteriana ou extraídas do caracol Helix pomatia.
            Os fungos são ubíquos, encontrando-se no solo, na água, nos vegetais, em animals, no homem e em detritos, em geral. O vento age como importante veiculo de dispersão de seus propágulos e fragmentos de hifa.

terça-feira, 12 de julho de 2011


 
 HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
                 IMPORTÂNCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS
A lavagem das mãos tem como principal objetivo a remoção da maior quantidade de microorganismos da flora transitória e de alguns microorganismos da flora residente, de pelos, de células descamativas, de suor, de sujidade e de oleosidade, diminuindo desta forma o risco de infecções, e sua eficácia depende da duração do procedimento e da utilização de técnica correta.
A flora residente que habita as camadas mais profundas da pele pode não ser removida com a lavagem simples das mãos com sabões e detergentes, o que se faz necessário em áreas críticas, mas usualmente pode ser eliminada pela lavagem com produtos que contenham ingredientes antimicrobianos (anti-sépticos).
Nas demais áreas basta o uso de água e sabão.
Segundo STTIER et al., a principal via de transmissão de infecção hospitalar são as mãos da equipe de saúde, sendo portanto a adequada lavagem das mãos, fundamental para o seu controle.



terça-feira, 5 de julho de 2011

SURGIMENTO DE SUPERBACTÉRIA

Já estava previsto que uma superbactéria iria aparecer, já não é hoje que existe um uso descontrolado de antibióticos, para qualquer dor existia um remédio que o vizinho ou parente indicava, varias reportagens nos jornais para alertar sobre os riscos mais nada adiantou, até que surgiu a superbactéria.
A culpa não é só do cidadão comum, tem culpa também as farmácias que vendem ou vendiam medicamentos sem receita médica, essa venda sem controle que acabou tornando uma bactéria mutável que muitos dos antibióticos conhecidos não conseguem destruir.
E na verdade não é de hoje que a superbactéria existe, ela já é conhecida desde 2007 e o que tudo indica ele começou na Índia, como muitos vão a Índia fazer cirurgias plásticas a um preço mais acessível à superbactéria acabou se espalhando para a Inglaterra e de lá para o resto do mundo, mal acabou a Gripe A e já temos mais uma coisa para nos preocupar.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Os perigos dos antibióticos

Em alguns casos, o uso indiscriminado dos antibióticos pode levar à morte do usuário

19 de Junho de 2011

CAROLINA SILVA /Jornal ACRiTICA



O uso sem restrições de medicamentos com essa substância causa sérios riscos à saúde
O uso sem restrições de medicamentos com essa substância causa sérios riscos à saúde (Reprodução )
Ele é indicado quando o organismo é infectado por algum tipo de bactéria. Mas somente um médico pode orientar a necessidade de se fazer um tratamento à base de antibiótico. A insistência da automedicação é um dos principais motivos do uso abusivo dessas substâncias e que pode causar sérias consequências para a saúde.
Os antibióticos tornam-se verdadeiros vilões do organismo quando pacientes fazem uso indiscriminado de medicamentos com essas substâncias. Em alguns casos, podem levar à morte do usuário.







domingo, 19 de junho de 2011


                O que são vacinas



Falou em prevenção de doença, falou em vacina. Largamente difundida no mundo todo, a vacina é uma aliada da saúde pública. Apesar de já ter enfrentado resistência e desconfiança da população, hoje encontra um caminho favorecido pelas pesquisas de ponta e pelas estatísticas positivas comprovadas pela própria sociedade. No Brasil, por exemplo, a vacinação foi responsável pela erradicação da varíola e da poliomielite (paralisia infantil). 
Para entender os efeitos que as vacinas provocam no organismo, é importante saber primeiro como elas são produzidas.

               ♥Como são produzidas 


                   Há basicamente três tipos de vacinas, estes determinados pelos elementos que a compõem:



vacinas produzidas apenas com moléculas: dois exemplos são as vacinas antitetânica e antidiftérica, produzidas com o toxóide tetânico e o toxóide diftérico. Toxóide é uma proteína (toxina) cujo efeito tóxico foi inativado, porém mantém a característica imunogênica e antigênica. A produção de anticorpos antitoxina evita as doenças tétano e difteria.
vacinas com microrganismos (vírus, bactérias ou fungos) mortos: um exemplo é a vacina contra coqueluche (Pertusis),o componente Pertussis da vacina DPT é a bactéria morta (inativada).
vacinas com microrganismos vivos atenuados: a vacina produz a infecção sem produzir a doença, como é o caso das vacinas contra o sarampo e contra a febre amarela.

Independente do modo como são produzidas, as vacinas são atualmente muito seguras. A maioria dos efeitos adversos são leves e temporários,tais como dor no braço ou febre pouco
 intensa.

  Principais Viroses 

Catapora 
Rubéola
Sarampo
Varíola
Poliomielite
Febre Amarela
Dengue
Infecção Inaparente



 Principais Vacinas

BCG-ID
Hepatite B
Anti-Polio
Tetravalente
Rotavírus
 Tríplice Viral
Febre Amarela
 DTP


Estas são as vacinas do calendário  básico da Caderneta de Saúde da Criança.








Referencias Bibliográficas: Livro de Ciências 7º ano-Projeto Radix raiz do conhecimento


Obs: Para melhor leitura da postagem click na imagem, e depois click com a lupa.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Meio-Ambiente









Meio Ambiente

Desde o início, tudo mudou
O meio ambiente, já se transformou,
Tapamos nossos olhos, para não ver
Tudo que está acontecendo

Não queremos perceber
Animais famintos, outros extintos
As florestas mudaram
Muitas árvores derrubaram.

O povo consumista, não quer saber
A natureza pede ajuda,
Sem ninguém pra socorrer

A mata está sufocada
As pessoas ficam caladas
Fábricas, fumaças...
Dinheiro sujo, só desgraça.

Temos que agir,
O mundo vai cair
Talvez caia em cima de nós
E ninguém escutará nossa voz.



de Caroline M. Costa
Duque de Caxias - RJ - por correio eletrônico



http://www.pucrs.br/mj/poema-ecologia-16.php


Veja este vídeo e reflita...
http://www.youtube.com/watch?v=bFOyyICUJTY