terça-feira, 12 de julho de 2011


 
 HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
                 IMPORTÂNCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS
A lavagem das mãos tem como principal objetivo a remoção da maior quantidade de microorganismos da flora transitória e de alguns microorganismos da flora residente, de pelos, de células descamativas, de suor, de sujidade e de oleosidade, diminuindo desta forma o risco de infecções, e sua eficácia depende da duração do procedimento e da utilização de técnica correta.
A flora residente que habita as camadas mais profundas da pele pode não ser removida com a lavagem simples das mãos com sabões e detergentes, o que se faz necessário em áreas críticas, mas usualmente pode ser eliminada pela lavagem com produtos que contenham ingredientes antimicrobianos (anti-sépticos).
Nas demais áreas basta o uso de água e sabão.
Segundo STTIER et al., a principal via de transmissão de infecção hospitalar são as mãos da equipe de saúde, sendo portanto a adequada lavagem das mãos, fundamental para o seu controle.



terça-feira, 5 de julho de 2011

SURGIMENTO DE SUPERBACTÉRIA

Já estava previsto que uma superbactéria iria aparecer, já não é hoje que existe um uso descontrolado de antibióticos, para qualquer dor existia um remédio que o vizinho ou parente indicava, varias reportagens nos jornais para alertar sobre os riscos mais nada adiantou, até que surgiu a superbactéria.
A culpa não é só do cidadão comum, tem culpa também as farmácias que vendem ou vendiam medicamentos sem receita médica, essa venda sem controle que acabou tornando uma bactéria mutável que muitos dos antibióticos conhecidos não conseguem destruir.
E na verdade não é de hoje que a superbactéria existe, ela já é conhecida desde 2007 e o que tudo indica ele começou na Índia, como muitos vão a Índia fazer cirurgias plásticas a um preço mais acessível à superbactéria acabou se espalhando para a Inglaterra e de lá para o resto do mundo, mal acabou a Gripe A e já temos mais uma coisa para nos preocupar.